Vida Cristã - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O coração do amigo chamado Jesus

05/09/2018

Group of kids friends arm around sitting together

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Eu vos chamo de amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai” (Jo 15, 13-15)

Mês após mês, na primeira sexta-feira, temos o hábito prazenteiro de nos colocar diante de Jesus, vivo e ressuscitado, contemplado, de modo especial, com seu coração aberto, fonte de um bem querer sem limites. Ora, determo-nos do Coração do Senhor é extasiar-nos diante de seu amor que vai até o fim. Contemplando o peito aberto, vemos a concretização de um louco amor.

>> Jesus, nas páginas dos evangelhos, tem muitos títulos: pastor, caminho, verdade, ungido. Quando nos damos conta do amor de Jesus que dá a vida no alto temos certeza de que ele conquistou um novo título: nosso amigo. Não nos chama de servos, empregados, subalternos, súditos. Quer que sejamos seus amigos. Conquista-nos dando-nos sua vida.

>> Ele vem do Mistério que é uma fornalha de amor. Enviado pelo Pai veio revelar, sussurrar aos nossos ouvidos, as ternuras do Pai. O Jesus do quarto evangelho quer ser o Amigo.

>> Não existíamos. Viemos do nada. Nossos pais se encontraram e nascemos com as marcas do Infinito. Carregamos em nós a imagem daquele nos inventou. Sempre tivemos sobre nós o olhar do Mistério. Chamemo-lo assim de Mistério. Aquele que não sabemos descrever, mas que faz com que em nosso interior haja o palpitar de seu amor. Que vive perto, mais perto de nós do que somos a nós mesmos.

>> Jesus, o revelador, o amigo que segreda intimidade à nossa intimidade, aquele que coloca sede na garganta da mulher da Samaria, pressa nas pernas de Zaqueu, lágrimas benditas nos olhos de Pedro depois da traição, aquele que salva a mulher pecadora das pedras dos falsos justos… Ele vai ajuntando títulos de amor para conosco. Nada de imposição. Ele vai chegando, de seu jeito, hoje como Ressuscitado e vai dizendo que somos seus amigos, mesmo nos momentos de fragilidade, no coração de uma aventura conjugal com luzes e sombras, no tecido complexo da história e da arte de viver. Ele, ressuscitado, é nosso Amigo.

>> “Cristo não é só o Senhor que salva, mas o amigo próximo que compreende e acompanha. A teologia atual sublinha a importância de um Cristo amigo numa época em que não poucos experimentam a solidão existencial. São vários os cristólogos que chamam atenção para esta frase que, segundo Mateus, resume a atuação de Jesus: ‘Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega’” (Mt 12,20) (Pagola, João, p. 160).

Download Best WordPress Themes Free Download
Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download WordPress Themes Free
online free course
download mobile firmware
Free Download WordPress Themes
ZG93bmxvYWQgbHluZGEgY291cnNlIGZyZWU=